top of page

Sustentabilidade – A Responsabilidade é de Todos

  • Foto do escritor: Polymark News
    Polymark News
  • 22 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Quando pensamos na cadeia de produção do BOPP e na responsabilidade do destino final desse material produzido, temos que levar em conta vários fatores. Principalmente, precisamos refletir sobre como cada etapa — produção, transformação, uso, descarte e reprocessamento — pode contribuir para reduzir o impacto ambiental. 


As empresas que atuam em toda a cadeia de BOPP desde a produção até o cliente final, podem implementar diversas ações para se tornarem mais sustentáveis. Aqui estão algumas sugestões: vamos abordar a cadeia completa, começando pela etapa da refinaria.


Sustentabilidade

Industria Petroquímica

A indústria petroquímica produz a resina de polipropileno e serve como matéria-prima no processo de extrusão para a produção do BOPP. Uma das alternativas para integrar a cadeia de sustentabilidade é o uso de resinas PCR (pós-consumo), ou fontes alternativas de insumos. Claro que existem outras ações que não são diretamente ligadas ao produto, como otimização do processo produtivo, utilização de energia renovável e a gestão de resíduos.


Fabricação de BOPP

Aqui abordaremos as empresas que transformam resinas em filmes termoplásticos orientados. A sustentabilidade circular propõe o uso de resinas PCR, produzidas na petroquímica, ou de aditivos que aceleram a degradação em ambientes específicos, tornando o material mais sustentável. Além disso, as empresas produtoras de BOPP precisam adotar ações internas, como o reprocessamento de refiles em forma de mini pastilhas, reduzindo significativamente os resíduos de fabricação.


Convertedores

O processo de conversão consiste na impressão, laminação e corte desses materiais. Nessa fase da cadeia produtiva, destaca-se o uso de vernizes, adesivos de barreira e o estudo de materiais que se combinem em uma estrutura monomaterial. Como essa fase envolve diversos processos produtivos, existem várias alternativas para reduzir o consumo de insumos, como o uso de artes mais simples, que demandam menos tinta, a otimização de processos e a combinação de materiais para maximizar a área de impressão.


Envase

Processos produtivos bem estruturados e equipamentos de envase calibrados garantem um processo mais eficiente e sem desperdícios. Também podemos mencionar práticas sustentáveis como treinamentos, certificações e uso de energia sustentáveis.


Supermercado

Os lojistas em geral, sendo grandes redes ou mercados de menor porte, tem a responsabilidade de dar destino adequado às caixas de embarque em que recebem os produtos. Ações como painéis solares, luzes com sensores em áreas de pouca movimentação e em banheiros, gestão de transporte, entre outros, podem ser implementadas.


Consumidor

Assim que compramos um produto somos responsáveis pelo destino da embalagem descartada. O mínimo que podemos fazer é descartar em local adequado e praticar a separação de materiais recicláveis e orgânicos para a coleta seletiva. Isso faz com que o custo final de produção diminua e a cadeia de reciclagem seja mais eficiente e viável para retornar ao ciclo produtivo.


Coleta seletiva

Depois que a coleta é realizada, o material é entregue aos centros que reciclagem. Esse momento é onde vale o custo final do material. Neste setor, deve-se ter um incentivo do governo para sair da informalidade e que os materiais que vão para serem reciclados tenham um destino adequado.


Transformação e Processamento

Para que o material de embalagem possa voltar a ser resina e entre novamente na cadeia produtiva, o BOPP que foi impresso e laminado precisa passar por um processo de tratamento químico, desmembrando essas camadas e removendo todos os resíduos de impressão. Para criar a resina PCR, o material passa por um processo caro e a resina ainda não pode entrar na cadeia de alimentícios, por isso, são destinadas as linhas de cosméticos, rótulos e outros insumos. 


Para que tudo isso seja viável, é preciso superar diversas barreiras. As empresas devem se comprometer com a sustentabilidade, enquanto os produtores assumem parte do custo adicional na compra do material. Com a cadeia em operação, o governo precisa entrar em ação, oferecendo incentivos fiscais e criando legislações específicas para cada produto. Por fim, o consumidor também deve fazer sua parte, pois a responsabilidade é de todos nós!


 

SOBRE NÓS:

A Polymark está há 28 anos oferecendo filmes flexíveis de BOPP (Polipropileno Biorientado) para uma ampla gama de aplicações, incluindo embalagens para o setor alimentício, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, farmacêuticos, envoltórios para presentes, flores, rótulos para garrafas e etiquetas.


Comentarios


bottom of page