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Por que a qualidade não é só responsabilidade do setor de Qualidade?

  • Foto do escritor: Polymark News
    Polymark News
  • 14 de mar.
  • 3 min de leitura

Você já trabalhou em uma empresa, cujos assuntos referentes à Qualidade são tratados exclusivamente por uma equipe do setor da Qualidade? Se sua resposta for sim, é capaz que a cultura desta empresa ainda não tenha se conectado ao conceito verdadeiro de “ter produtos e serviços de qualidade”.


A qualidade não é responsabilidade exclusiva do setor de qualidade por diversos motivos, que podem abranger desde o seu significado básico até a complexidade das operações que envolvem a entrega do produto ao cliente.


Uma empresa com cultura robusta, vivencia diariamente seus princípios, tornando-a um valor compartilhado por todos os colaboradores e a desta forma, a Qualidade passa a ser uma “característica” intrínseca ao produto ou serviço que é oferecido. Quando a qualidade é vista como responsabilidade de todos, ela se torna parte integrante de cada tarefa e processo, em vez de ser uma preocupação isolada de um setor.


Com um simples exercício de reflexão, a famosa frase “Qualidade é responsabilidade de todos!” pode ser testada por você. O convite deste artigo é para que cada profissional encontre em suas tarefas e posturas diárias, uma contribuição real e individual para a Qualidade atribuída ao que o cliente irá receber.

Você compreende o impacto do seu trabalho no produto entregue?


  • Conexão com o cliente: Entenda como seu trabalho afeta a experiência do cliente e se está entregando o que foi combinado, todas as vezes com a mesma Qualidade.

  • Visão do todo: Compreenda como seu trabalho se encaixa nos objetivos da empresa e qual a interface com os demais processos.

  • Consequências: Tenha consciência do impacto de erros e falhas, desde retrabalhos que se façam necessários para correção ou custos adicionais não previstos.


Se você fosse o dono do negócio, estaria satisfeito com o trabalho que realiza em prol da Qualidade que o cliente percebe?


  • Responsabilidade: Assuma a responsabilidade pelo seu trabalho e resultados.

  • Proatividade: Antecipe problemas na sua área e busque soluções.

  • Melhoria contínua: Busque sempre aprender e aprimorar seus processos. Ouse pensar nos processos com novas soluções para erros antigos e persistentes. Use a inteligência artificial, analise dados e trabalhe com fatos concretos.


Está diariamente atento aos detalhes ou está no modo “piloto automático”, apenas executando?


  • Precisão: Preste atenção aos detalhes e evite erros.

  • Padrões: Siga os padrões e procedimentos da empresa. Colabore nas atualizações.

  • Verificação: Confirme seu trabalho antes de entregá-lo para a próxima etapa.


Comunica-se de forma assertiva com os envolvidos no seu fluxo de trabalho?


  • Clareza: Comunique-se de forma clara e objetiva.

  • Feedback: Forneça e receba feedback de forma construtiva.

  • Colaboração: Compartilhe informações úteis e necessárias e trabalhe em equipe para atingir os resultados.


Busca a melhoria contínua, mesmo quando a equipe da Qualidade não lhe procura?


  • Aprendizado: Esteja aberto a aprender e desenvolver novas habilidades que podem ser muito úteis.

  • Inovação: Busque novas ideias e soluções para melhorar a qualidade. Fuja da expressão: “Sempre foi assim”.

  • Adaptação: Adapte-se às mudanças e evolua com o mercado.


Realiza a gestão dos seus processos, respeitando os padrões definidos?


  • Padrões: Defenda os padrões de qualidade da empresa.

  • Conscientização: Incentive seus colegas a serem responsáveis pela qualidade.

  • Exemplo: Seja um exemplo de comprometimento com a qualidade.


Quando foi a última vez que usou uma ferramenta ou recurso da qualidade para solucionar um problema?


  • Treinamento: Participe de treinamentos e workshops sobre qualidade.

  • Ferramentas: Utilize ferramentas e recursos disponíveis para melhorar a qualidade, pedindo auxílio à equipe da Qualidade, se necessário.

  • Feedback: Utilize o feedback para identificar oportunidades de melhoria

  • Seja crítico e busque a conformidade com os padrões estabelecidos.


Você reconhece o papel do setor de qualidade na empresa onde trabalha?


O setor de qualidade desempenha um papel fundamental na definição de padrões, na implementação de processos e no monitoramento da qualidade.


O setor de qualidade atua como um facilitador, mas a responsabilidade final é de todos.


 

SOBRE NÓS:

A Polymark está há 29 anos distribuindo filmes flexíveis de BOPP (Polipropileno Biorientado) para uma ampla gama de aplicações, incluindo embalagens para o setor alimentício, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, farmacêuticos, envoltórios para presentes, flores, rótulos para garrafas e etiquetas.


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