top of page

Novas Técnicas de Impressão

  • Foto do escritor: Polymark News
    Polymark News
  • 18 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

A impressão em BOPP tem evoluído com o surgimento de novas técnicas que visam aumentar a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade dos processos.


Os processos de impressão mais conhecidos no ramo de flexíveis são: rotogravura, flexografia e impressão digital, cada uma com suas propriedades especificas. Basicamente os processos se diferem pelo tipo de transferência da tinta ao substrato: a rotogravura aplica a tinta por meio de cilindros com microfuros, variando a profundidade para a aplicação do volume de tinta necessário a cada arte. A flexografia possui uma tecnologia de clichê colado em um cilindro, esse clichê por sua vez pode ser comparado com um tipo de carimbo em relevo, lógico que esse clichê já sofreu transformações durante os anos e hoje a qualidade de impressão quase se nivela a rotogravura. Por fim, temos a impressão digital, que funciona de maneira semelhante às impressoras de computador, mas utiliza tintas especiais que aderem ao poliéster e BOPP. Esses sistemas evoluíram para equipamentos de linha contínua, com desbobinadores na entrada e rebobinadores na saída, permitindo um processo contínuo, em vez de impressões unitárias.

impressão bopp

Entre as principais inovações nas técnicas de impressão estão:


Impressão em rotogravura: A impressão em rotogravura foi, por muito tempo, considerada a mais eficiente, produtiva e com a melhor qualidade. No entanto, muitos preferem a flexografia devido ao menor investimento em cilindros, que na rotogravura exigem uma base de cobre e revestimento de cromo para maior durabilidade. Assim, se a campanha do seu produto não for de longa duração, alta tiragem ou não tiver um valor agregado elevado, os clientes tendem a optar por alternativas mais econômicas.

A tecnologia da rotogravura também evoluiu com a integração da tecnologia digital na pré-impressão, aprimorando a precisão na gravação dos cilindros e permitindo um controle mais refinado de imagens e cores. Hoje, o processo conta com estações automatizadas de gravação de cilindros e banhos de cromo, uso de tintas sustentáveis à base d’água, além de sistemas de secagem UV e controle automatizado de processos que reduzem os desvios de impressão. Além disso, há máquinas que realizam laminações em linha e aplicações em registro, como a aplicação precisa de adesivos em áreas específicas do material.


Impressão Flexográfica Avançada: Com melhorias nos clichês digitais e tintas especificas para esse segmento, a impressão flexográfica tem se tornado mais eficiente, garantindo alta definição e velocidade de produção, além de ser uma opção mais econômica para grandes volumes, os equipamentos também tem evoluído com maquinas possuindo um tambor central e clichês removíveis em cilindros pneumáticos agilizando o setup de máquina.


Técnicas de Eco-impressão: O uso de tintas à base de água e solventes menos agressivos é uma tendência crescente, alinhando a produção à demanda por processos mais sustentáveis. Além disso, temos os substratos como o BOPP que já estão em versões sustentáveis no mercado de embalagens.


Efeitos Especiais: Tecnologias que permitem a aplicação de acabamentos especiais, como texturização, efeitos metálicos e holográficos, têm se tornado populares, agregando valor e diferenciando os produtos no mercado.

Essas inovações não apenas melhoram a estética e a funcionalidade das embalagens, mas também atendem à crescente demanda por soluções mais ecológicas e adaptáveis no setor de embalagens.


Impressão Digital: Essa técnica permite uma personalização maior e a produção de tiragens menores, reduzindo o desperdício de material. A impressão digital em BOPP também proporciona uma qualidade de imagem superior, com cores mais vibrantes. Hoje no mercado, existem máquinas no mesmo formato que as impressoras de tiragens contínuas como maquinas de flexografia e rotogravura, porém, não possuem clichê ou cilindro de aplicação, são toners recarregáveis.


Mas, nem tudo são flores, vamos para alguns pontos a serem observados:

  • A aquisição de um equipamento desse tem um custo elevado, com base na HP Índigo V12, por ser uma máquina de alta performance e rodar com BOPP;

  • Os toners de tinta também são relativamente caros;

  • Devido ao volume de tintas que cabem em cada tonner a autonomia de tiragem sem trocas cai bastante, porém temos 12 cores de impressão.

  • Velocidade máxima de 120 metros por minutos, com largura máxima de impressão de 750mm.


O mercado de embalagens flexíveis está bem suprido com equipamentos de alta performance, tintas especiais e materiais projetados com engenharia específica para garantir alto desempenho em máquinas de envase. Isso porque, além da impressão, há vários processos necessários para que a embalagem proteja seu produto, ofereça uma selagem eficiente e deslize corretamente na máquina de envase, tudo em condições ideais para transporte e distribuição.


 

SOBRE NÓS:

A Polymark está há 28 anos distribuindo filmes flexíveis de BOPP (Polipropileno Biorientado) para uma ampla gama de aplicações, incluindo embalagens para o setor alimentício, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, farmacêuticos, envoltórios para presentes, flores, rótulos para garrafas e etiquetas e fitas adesivas.


Comments


bottom of page