Como as Embalagens Influenciam o Consumidor
- Polymark News
- 27 de set. de 2024
- 3 min de leitura
As embalagens desempenham um papel crucial na decisão de compra dos consumidores, mas sem dúvida alguma o primeiro impacto é o apelo visual. Um design atraente com materiais que realçam o produto como BOPP MATE que dá uma característica premium ao produto com seu toque acetinado, uma janela transparente onde o cliente visualiza o produto, ou o fundo perolado usado amplamente na indústria de rótulos. Isso tudo cria uma identidade da marca, valoriza a embalagem e firma a comunicação com o cliente final.
A arte em si é tão importante que existem empresas que registram suas cores, como o vermelho da coca cola, o azul do Facebook ou o rosa Pink da Barbie. No entanto, essas cores especiais não atingem suas tonalidades e características, como brilho, opacidade e realce, em qualquer tipo de material.

Captação de Qualidade: Embalagens bem projetadas e de alta qualidade podem aumentar o valor percebido do produto quando são desenvolvidas com a gramatura ideal (para que não fique sem base de sustentação e não amasse facilmente), com o material certo para que as cores realcem a arte e o mais importante, que proteja o produto para que o consumidor na hora de usá-lo, esteja com as características originais preservadas sem perda de odor, crocância, densidade ou outra característica original da marca.
Funcionalidade: A praticidade da embalagem, como facilidade de abertura e fechamento, também é um fator importante. Embalagens práticas para manuseio e armazenamento, funções de abertura e fechamento para manter o produto fresco, sem perder a umidade, sacos valvulados, stand up pouches, “resseláveis” com adesivos de tack permanente, easy open, embalagens unitárias ou de mono doses, com rasgo direcionado por fitilhos, cortes a laser, para que o corte seja em uma única direção e não comprometa o restante da embalagem; essas funcionalidades fazem com que o produto seja atrativo para o consumidor final e as empresas consumidoras de embalagens e seus convertedores todos os anos apresentam essas inovações ao mercado.
Sustentabilidade: Com a crescente preocupação ambiental, embalagens sustentáveis podem influenciar positivamente a decisão de compra. Cada vez mais os consumidores estão atentos ao impacto ambiental dos produtos que consomem e a indústria de embalagem já fornece opções como embalagens que se degradam no ambiente ou a incorporação de resina pós consumo de volta ao processo, evitando que esse material seja descartado na natureza e promovendo a Economia Circular.
Informações: A embalagem também serve como um meio de comunicação, fornecendo informações essenciais sobre o produto, como ingredientes, instruções de uso e benefícios. As informações contidas nas embalagens, também chamadas de informações legais indicam ao consumidor o que ele está comprando e levando para sua casa, mas essas informações vão além das nutricionais. Hoje você pode entender qual o grau de reciclabilidade do material que você está comprando e empresas engajadas no movimento imprimem um QR Code onde o consumidor tem informações extras do processo de devolução a natureza ou reaproveitamento daquele material que será descartado após o consumo do produto.
As embalagens influenciam o consumidor de várias formas, cada um com suas razões, mas cada vez mais o consumidor final não está só preocupado com o produto, mas sim com o destino da embalagem.
Se a embalagem te serviu tão bem protegendo, informando e sendo funcional, então ela também merece um destino adequado.
SOBRE NÓS:
A Polymark está há 28 anos distribuindo filmes flexíveis de BOPP (Polipropileno Biorientado) para uma ampla gama de aplicações, incluindo embalagens para o setor alimentício, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, farmacêuticos, envoltórios para presentes, flores, rótulos para garrafas PET, etiquetas e fitas adesivas.
コメント